top of page

Sobre Nós

O Jardim-Escola João de Deus - Alvalade foi inaugurado no dia 8 de março de 1965. Durante mais de cinco décadas, este jardim-escola tem-se destacado pela forma profissional como se dedica, não só, à aprendizagem das crianças, como também ao crescimento intelectual e humano de cada aluno que por aqui passa.

O Jardim-Escola João de Deus - Alvalade pertence à Associação de Jardins- Escolas João de Deus, sucedânea da Associação de Escolas Móveis pelo Método João de Deus, que alfabetizou entre 1882 e 1920 cerca de 28 mil adultos e crianças e continua.

No nosso jardim-escola a estimulação à leitura inicia-se aos 3 anos e aos 5 anos dá-se início à exploração da Cartilha Maternal.

Ao nível da Matemática os alunos são estimulados para a aprendizagem da mesma logo aos 3 anos com o manuseamento de materiais matemáticos como o Cuisenaire, Calculadores Multibásicos, Dons de Froebel, Geoplano, Calculadoras Papi entre outros.

Comprometido com a excelência nas áreas da educação e do ensino, o Jardim-Escola João de Deus – Alvalade posiciona-se como parceira na criação de alunos altamente qualificados para os ciclos seguintes da vida académica e ambiciona continuar a merecer o respeito e a preferência no tecido educacional nacional. 

"Hoje em dia contamos com mais de 400 alunos na nossa escola!"

A Cartilha Maternal
"A leitura é uma atividade cognitiva que nos distingue na nossa humanidade. A leitura permite partilhar o futuro e conhecer o passado."

A Cartilha Maternal foi publicada em 1877 e nesta altura, João de Deus já se tinha antecipado e advertido que "a primeira condição para ensinar por este método é o estudo da fala", desenvolvendo uma metodologia que, segundo ele próprio, se funda na língua viva, não apresenta os 6 ou 8 abecedários do costume, senão um, do tipo mais frequente, e não todo, mas por partes, indo logo combinando esses elementos conhecidos em palavras que se digam, que se ouçam, que se entendam, que se expliquem, de modo que, em vez do principiante apurar a paciência numa repetição néscia, se familiarize com as letras e os seus valores na leitura animada de palavras inteligíveis ".

É falando e ouvindo, que as crianças conseguem segmentar as palavras que lhes interessam, e isto muito antes de serem capazes de as empregar em frases. Concebendo a aprendizagem da leitura na sequência da aprendizagem da linguagem oral, a análise e a síntese não são operações separadas, mas operações intrinsecamente ligadas. Mas ao contrário do que acontece com a linguagem falada, a linguagem escrita tem especificidades que só a prática, sem reflexão, não consegue dominar.


 

Uma das características da Cartilha é exatamente o tipo de impressão adoptado nas lições. Apesar de todos os avanços tecnológicos, não conhecemos manuais escolares que proponham o que a Cartilha Maternal propôs, ao apresentar as palavras segmentadas silabicamente através do recurso ao preto/cinzento. Com este recurso a estruturas gráficas artificiais, a metodologia João de Deus recusa-se a tratar as sílabas independentemente das palavras em que estão inseridas. Para João de Deus este aspeto permite obter a decomposição das palavras sem quebrar a unidade gráfica e sonora das mesmas.

Hino João de Deus

Somos os filhos de João de Deus

Como anjinhos que cantam nos céus
Vamos p’ra aula cantar, aprender sem se notar
E a brincar a brincar

já sei o A E I O …
O recreio vem sempre no meio
Da lição que sai do coração

 

Somos crianças cheias de alegria
Nossas mãozinhas já têm magia
Já fiz um carro de barro
Um coração de cartão
E a brincar, a brincar
Já sei o A E I O…
O encanto do Jardim - Escola
é folgar, rir e jogar à bola

 

Findou o dia

Vamos regressar
Vestir casacos vamos para o lar
Lá nos espera também
Outro regaço da mãe
Para beijar e ouvir o A E I O…
Os meninos serão sempre teus
Pela vida fora

 

JOÃO DE DEUS

bottom of page